sexta-feira, 29 de março de 2013

Visita aos Postos de Trabalho do Edifício Administrativo

Olá caros leitores!

Nesta terceira semana de estágio, para além de continuarmos a elaborar Listas de Verificação a serem implementadas durante as visitas aos locais de trabalho de modo a identificar os perigos existentes, tivemos oportunidade de realizar uma dessas visitas, afim de testarmos um dos nosso instrumento de avaliação.
A lista de verificação destinada ao Edifício Administrativo (Imagem 1) encontra-se dividida por tópicos principais e subtópicos, uma organização congruente que facilita o seu preenchimento. 
O primeiro tópico é designado por Condições Gerais do Posto de Trabalho, sendo complementado com os subtópicos:
  • Disposições Gerais, que engloba um total de  22 itens.

O segundo tópico, Equipamentos e Mobiliário do Posto de Trabalho, encontra-se subdividido por:
  • Cadeiras/Assentos, com 7 itens;
  • Secretárias e outro Mobiliário, com 5 itens;
  • Equipamento Informático, com 12 itens.

Durante a visita e preenchimento da check-list, conseguimos detetar alguns erros na mesma, e alguma ausência de informação relevante. Todas as falhas identificadas foram posteriormente corrigidas, sendo esta lista de verificação um modelo já implementado pelo departamento de Segurança para posteriores visitas.
Todos os itens descritos na Lista de verificação, foram adaptados dos diplomas legais em vigor, referidos na mesma. A visita realizou-se no Edifício Administrativo, tendo sido avaliados dois postos de trabalho de funções administrativas.


Imagem 2: Esboço de Lista de Verificação Edifício Administrativo

Existem fatores ambientais, que interagindo com o trabalhador, podem provocar alterações no seu estado de saúde. Estes fatores denominam-se Agentes e podem ser:

  • Físicos (ruído, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, ambiente térmico);
  • Químicos  (partículas, fibras, fumos, aerossóis, gases e vapores); 
  • Biológicos  (microrganismos, vírus, bactérias, fungos);
  • Ergonómicos  (fatores fisiológicos e psicológicos relacionados com a atividade laboral desempenhada pelo trabalhador). 
 Nas próximas publicação irei falar especificamente sobre cada tipo de risco.

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