sexta-feira, 15 de março de 2013

Dubai Port World estuda investimento no novo terminal de contentores do Porto de Sines


A Administração do Porto de Sines e a Dubai Port World estão em conversações para o eventual investimento da empresa emiradense no novo terminal de contentores previsto para a cidade alentejana, admitiram hoje responsáveis ligados ao processo.


“Temos tido contactos e conversas”, revelou à Lusa a presidente da Administração do Porto de Sines (APS), Lídia Sequeira. “Agora precisamos é de decisões da parte deles”, vincou a gestora, sublinhando a importância da Dubai Port World, que é “o terceiro maior operador de terminais [portuários] do mundo”.

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Portugal, Saqr Nasser Al Raisi, afirmou hoje à Lusa que os responsáveis da Dubai Port World “já conhecem o potencial do porto de Sines”. “Já tivemos reuniões entre as duas partes, ao nível governamental e dos operadores”, indicou o diplomata, que falava à margem de uma visita ao complexo industrial e portuário de Sines, organizada pelo município e pela embaixada.

Saqr Nasser Al Raisi garantiu que a visita à cidade do litoral alentejano serviria para abordar novamente este tema junto do Governo dos EAU e dos “interessados nesta área”.

A APS procura um operador privado para a construção e gestão de um novo terminal de contentores, denominado Vasco da Gama, a par do já existente Terminal XXI, concessionado à PSA Sines, de Singapura.

A Dubai Port World, segundo informação institucional, opera em mais de 60 terminais portuários em todo o mundo, sendo os de contentores responsáveis por cerca de 80 por cento das suas receitas.

Com mais de 30 mil trabalhadores a seu cargo, a empresa está, atualmente, a executar desenvolvimentos e alargamentos em 11 portos de nove países.

Diário do Alentejo
15/03/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário