quinta-feira, 14 de março de 2013

Listas de Verificação

 "Um homem morreu nesta quinta-feira na sequência de um acidente de trabalho, no Porto"

Jornal Público, 03/01/2013

Segundo as estatísticas sobre acidentes de trabalho mortais em Portugal, objeto de ação inspetiva no âmbito da atuação da Autoridade Nacional para as Condições do Trabalho (ACT), observou-se uma diminuição de sinistros em 2012 relativamente ao ano anterior (2011).

Tipo de Acidente
2011
2012
2013
Nas Instalações
128
117
12
In Itinere
14
16
0
Em viagem, transporte ou circulação
19
16
4
Total
161
149
16

Tabela 1Dados Estatística de acidente mortais em Portugal (2011/25 de fevereiro 2013)

Ainda assim, são bastante frequentes notícias como a referida, e publicada no Jornal Público no dia 1 de janeiro do presente ano. Este tipo de acidentes, não apenas mortais como  não mortais, incidentes ou doenças profissionais,  são na maior parte dos casos, indicadores de deficiências nos locais de trabalho ou na sua envolvente. 
A Higiene Saúde e Segurança no Trabalho é atualmente um tema de grande interesse para as organizações, independentemente das atividades desempenhadas e do número de trabalhadores que as realizem.
A APS compreende normas e procedimentos internos que respeitam os requisitos legais em vigor mantendo assim, um controlo de carater preventivo com o objetivo de garantir a integridade física dos seus trabalhadores, e protegendo-os dos riscos inerentes ao desempenho das suas funções e do ambiente que os envolve. Assim, cabe ao técnico superior responsável pela Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, estudar fatores de risco presentes nos postos de trabalho, de modo a implementar medidas que visem aumentar o nível de segurança no local de trabalho.

Nestas duas primeiras semanas de estágio, dedicámo-nos ao aperfeiçoamento de algumas Listas de Verificação já existentes e utilizadas pela Direção de Segurança e Ambiente, e procedemos à criação de novas listas, com a finalidade de melhorar e facilitar a avaliação aos postos de trabalho.
As Listas de Verificação são utilizadas nas auditorias como auxiliares de memória sobre o que é necessário observar, e também como registo de informação adicional importante de ser recolhida. São consideradas ferramentas de ajuda na estrutura e condução das visitas aos locais de trabalho, facilitando em muito a elaboração do relatório final.

Assim, o documento de avaliação, deve compreender:
  •  A identificação do auditor/ autores;
  • O posto de trabalho a ser auditado;
  • Data e hora da visita;
  • Trabalhadores envolvidos;
  • Os critérios específicos a avaliar, adaptados ao posto de trabalho a auditar;
  • Os registos dos resultados das observações, e conclusões estabelecidas.

A função das listas de verificação é garantir a profundidade desejada da auditoria, abrangendo todos os aspetos necessários e compilando a informação necessária à preparação do relatório. A utilização de listas de verificação permite:
  •  A avaliação sistemática;
  • Garantir que todos os requisitos dos critérios estabelecidos são observados;
  • Facilitar o registo de assuntos que terão de ser esclarecidos/analisados com maior profundidade;
  • Facilitar a recolha de evidências;
  • Facilitar a elaboração do relatório final.

As Listas de Verificação elaboradas, permitem respostas de “Sim/Não”, sendo consideradas como guia, facilitando as visitas aos postos de trabalho. Permitem também, avaliar as conformidades legais através da verificação de todos os requisitos contidos nas listas, sendo estes específicos para cada atividade a analisar.
Seguindo todos estes requisitos, foi por nós elaborado um documento de avaliação que nos permite analisar espaços comuns a todos os edifícios e iniciados os documentos específicos para cada edifício, nomeadamente, referentes ao Edifício Administrativo e ao Edifício de Intervenção.
De forma a avaliar também a opinião dos trabalhadores em relação ao seu posto de trabalho, foi preparado um questionário, que irá ser entregue aos mesmos, com o objetivo de perceber a sua satisfação pessoal e profissional em relação à atividade que desempenham. 
Todas as listas de verificação após o seu preenchimento, quando realizadas as visitas aos edifícios, serão analisadas e consumados os resultados obtidos. Será posteriormente emitido um relatório coerente e preciso, com recomendações a aplicar para eliminar ou reduzir os riscos existentes, com intuito de zelar pela segurança individual e coletiva.

Caros leitores, não se esqueçam de ir deixando as vossas opiniões! Até breve :)

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