terça-feira, 12 de março de 2013

Administração do Porto de Sines

O Porto de Sines é líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas. Dispõe de terminais especializados com acessibilidades marítimas de excelência, tendo capacidade para acolher todo o tipo de navios devido às águas profundas envolventes. Encontra-se localizado no cruzamento das principais rotas marítimas internacionais, indicadas na imagem que se segue.

Imagem 1: Rotas Marítimas Internacionais


É composto por cinco terminais, sendo eles, o Terminal de Contentores, o Terminal de Gás Natural Liquefeito, o Terminal Petroquímico (etileno/propileno), o Terminal Multipurpose (carvão) e o Terminal de Granéis Líquidos (crude, gases, e petróleo).




Imagem 2: Imagem aérea do Porto de Sines
Imagem 3: Terminais do Porto de Sines


O Porto funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia, sendo o despacho de Navios e mercadorias efetuado através de uma plataforma tecnológica muito simplificada, denominada "Janela Portuária". Esta plataforma permite a rápida atracação do Navio em Porto, uma vez que toda a documentação necessária para o processo, fica disponível na mesma evitando períodos prolongados de espera em ancoradouro. 


A APS.SA, é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos. Possui certificação conferida pela Lloyd's Register Quality Assurance, no que diz respeito à Qualidade e, atualmente também, aos Sistemas de Gestão de Ambiente, Saúde e Segurança, tirando partido de uma politica integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, assegurando a plena satisfação dos seus clientes e partes interessadas, seguindo as NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 e ainda afirmando uma posição de liderança e inovação no sector portuário (DOC).

Esquema 1: Organograma APS

O Departamento de Segurança e Ambiente tem como finalidade:

  • Prevenir, controlar e minimizar a poluição gerada pelos resíduos provenientes das atividades, investindo em novas tecnologias e utilizando processos menos poluentes; 
  • Assegurar que os colaboradores, quer os próprios, quer os contratados, possuem formação adequada, promovendo a importância da melhoria contínua e o cumprimento dos requisitos legais regulamentados que se aplicam aos serviços, às questões ambientais e à segurança e saúde no trabalho. 
No que diz respeito à estratégia ambiental do porto, esta baseia-se:
  • Combate à poluição, na aplicação de medidas de prevenção, que possam minimizar as emissões para o ar, água e solo; 
  • Monitorização dos ambientes marinhos do porto, no controlo da qualidade das águas residuais, balneares e na monitorização dos efluentes gasosos da central de produção de vapor. 

Espero que a minha prestação enquanto aluna estagiária, seja uma mais valia no que diz respeito às atividades desenvolvidas neste departamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário