quinta-feira, 4 de abril de 2013

Riscos Ergonómicos

Um trabalho administrativo pode estar exposto a qualquer um dos agentes anteriormente referidos, no entanto, os mais frequentes, são os agentes ergonómicos
A Ergonomia é um tema fundamental para garantir uma maior eficiência na gestão de recursos humanos das organizações, a três grandes níveis:

  • Ao nível do subsistema de descrição e análise de funções (contributo para o desenho organizacional e afetação pessoa-função-posto de trabalho); 
  • Ao nível da análise de riscos e prevenção de acidentes de trabalho (saúde ocupacional); 
  • Ao nível da sensibilização dos responsáveis organizacionais por áreas funcionais e dos colaboradores da base operacional da estrutura organizacional (ações de formação profissional dirigidas). 

Segundo a OIT, Organização Internacional do Trabalho (1960), entende-se por ergonomia a aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para conseguir o ótimo ajustamento do ser humano ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar.

Podemos também conceber ergonomia por, o estudo científico da relação entre o homem e os seus meios, métodos e espaços de trabalho. O seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas cientificas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspetiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida  (IEA- International Ergonomics Association).

A Ergonomia pode ser dividida em:


De acordo com Cabral, Fernando (2003), subsiste frequentemente a ideia de que a generalidade dos estabelecimentos comerciais, de escritórios e serviços são locais de reduzido grau de perigosidade pelo que, muitas vezes, não lhes é prestado o cuidado e atenção que efetivamente merecem. 
Deste modo, um escritório com toda a sua complexidade, tanto materiais como humanos, exige uma estrutura bem planeada e organizada, para que possa funcionar numa otimização de custos e eficiência.





"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adaptar às mudanças"
Leon C. Megginson

Tanto a imagem como a frase anteriormente referidas, resumem o que se entende por evolução humana. No entanto, e apesar da palavra "mudança" ser encarada quase sempre como algo positivo,  a ilustração é um bom exemplo de como a evolução nos pode afetar negativamente.
A adoção de posturas incorretas pode dar origem a problemas graves para a saúde podendo estes se tornar crónicos. Assim, no que respeita à análise de funções, e de modo a identificar os Riscos Ergonómicos, fatores psicofisiológicos relacionados ao trabalho que o ser humano fica exposto durante o desenvolvimento das suas atividades, a importância da ergonomia deverá sempre considerar as seguintes variáveis:

  • O tipo de tarefas a desempenhar;
  • As características dos operadores;
  • O tipo de competências exigidas aos operadores;
  • Os resultados esperados pela organização;
  • Os constrangimentos particulares presentes na situação de trabalho.

Existem algumas anomalias que surgem com frequência nos locais de trabalho administrativo, como o Espaço livreAlcance, ForçaPostura.

Espaço Livre

Imagem adaptada de Filmes do Napo,
disponível em: http://www.napofilm.net/pt/napos-films
O Espaço Livre, é determinado pela dimensão mínima aceitável de um espaço ou objeto. Num posto de trabalho, para além do pé-direito aconselhável de 3 metros, tal como indica a legislação (alínea c), ponto 2, do artigo 4.º, secção I, CAPÌTULO II, do Decreto-Lei 243/86, de 20 de Agosto), deve ser tida em consideração a área disponível para os operadores.  
A amplitude dos espaços e a sua ocupação com máquinas e/ou produtos, não deve ser inferior a 1,80 m2, devendo a dimensão do mesmo ser compatível com o número de profissionais que ali desempenham funções (ponto 2, do artigo 2.º da Portaria nº 987/83 de 6 de Outubro).
A largura das vias de passagem e o espaço entre postos de trabalho, deve ser suficiente para uma livre circulação evitando comprometer a saúde e bem-estar dos trabalhadores (alínea a), ponto 2, do artigo 4.º, secção I, CAPITULO II,  do Decreto-Lei nº 243/86 de 20 de Agosto).


Alcance 

O Alcance é determinado pela dimensão máxima aceitável e tem a ver com a possibilidade de agarrar e/ou operar controlos manuais e/ou pedais. O alcance deve permitir ao trabalhador desempenhar corretamente as sua funções sem fazer nenhum esforço físico ou adotar posturas incorretas.
Força

A Força relaciona-se com os limites aceitáveis de aplicação de força máxima de controlo de operações também manuais ou pedais. 
Neste sentido, e relativo ao trabalho administrativo, entende-se por movimentação manual de carga, qualquer operação de transporte e sustentação de uma carga, por um ou mais trabalhadores que devido às suas características ou condições ergonómicas desfavoráveis, comporte riscos para os mesmos (artigo 3.º do Decreto-Lei nº 330/93 de 25 de Setembro).
Considera-se carga demasiado pesada a superior a 30 Kg, em operações ocasionais e a superior a 20 Kg, em operações frequentes (artigo 5.º do mesmo diploma legal).
No que diz respeito a mulheres adultas, o peso máximo de cargas deverá ser sensivelmente inferiores ao que for admitido para os homens.
Já no que respeita à trabalhadora grávida, a movimentação manual de cargas apresenta limite máximo de 10 Kg (artigo 57.º, Secção II, da Lei nº 102/2009 de 10 de Setembro).


Imagem adaptada de Filmes do Napo, 
disponível em: http://www.napofilm.net/pt/napos-films
Imagem adaptada de Filmes do Napo, 
disponível em: http://www.napofilm.net/pt/napos-films





Posturas

Pode-se definir como a orientação dos segmentos corporais no espaço e é determinada pelas dimensões do local de trabalho. 
O plano de trabalho deve situar-se a uma altura adequada, em função da estatura do trabalhador e do tipo de tarefa a realizar (se exige precisão, se requer esforço visual, se utiliza o computador).

Cadeira/Acento
Imagem adaptada de Filmes do Napo, 
disponível em: http://www.napofilm.net/pt/napos-films
  • O individuo que realize trabalho sentado, deve dispor de assento apropriado, devendo este ser estável e confortável, permitindo o ajuste em altura assim como liberdade de movimentos;
  • A inclinação das costas também deve ser regulável.
  • Por razões de equilíbrio dinâmico as cadeiras devem ser de cinco apoios;

Imagem adaptada de Filmes do Napo, 
disponível em: http://www.napofilm.net/pt/napos-films
Secretárias e outro Mobiliário
  • As superfícies das instalações e dos planos de trabalho não devem provocar reflexos prejudiciais ou encadeamento. 
  • O mobiliário  (secretárias, armários, arquivos e estantes) deve possuir as dimensões adequadas, ser estáveis, estar em boas condições de conservação e proporcionarem conforto na sua utilização. 
  • O equipamento e objetos utilizados com maior frequência  devem ser alcançados sem necessidade de virar a cabeça e o tronco.

Equipamentos Informáticos
Imagem adaptada de Filmes do Napo, 
disponível em: http://www.napofilm.net/pt/napos-films
  • Os trabalhadores devem ter formação para a utilização dos equipamentos de trabalho (utilização de arquivos, material informático);
  • Não se deve verificar desgaste do material informático (teclas ilegíveis, rato sem sensibilidade);
  • A disposição do posto de trabalho deve evitar risco de encandeamento direto e de reflexos no visor;
  • As imagens nas unidades de visualização devem ser bem definidas, claramente delineadas, de dimensão suficiente e com um espaçamento entre linhas apropriado, com brilho e contraste ajustáveis e isenta de vibração;
  • As unidades de visualização devem permitir ser ajustadas de acordo com as necessidades do utilizador (altura, inclinação e rotação) e fixadas nas posições pretendidas;
  • A distância entra os olhos e o ecrã deve estar compreendida entre os 50 cm e os 80 cm;
  • O teclado deve ser de inclinação regulável e estar dissociado do monitor, permitindo a adoção de postura confortável para o tronco, braços e mãos;
  • O espaço em frente do teclado e rato deve ser suficiente para o trabalhador apoiar os pulsos;
  • O teclado e o rato devem estar próximos e ao mesmo nível;
  • A superfície do teclado deve ser baça, evitando reflexos, sendo fácil distinguir os símbolos inscritos nas teclas e permitindo uma postura de trabalho correta.


Documentos de Interesse:


Sem comentários:

Enviar um comentário