Olá caros leitores!
A lista de verificação destinada ao Edifício Administrativo (Imagem 1) encontra-se dividida por tópicos principais e subtópicos, uma organização congruente que facilita o seu preenchimento.
O primeiro tópico é designado por Condições Gerais do Posto de Trabalho, sendo complementado com os subtópicos:
O segundo tópico, Equipamentos e Mobiliário do Posto de Trabalho, encontra-se subdividido por:
Durante a visita e preenchimento da check-list, conseguimos detetar alguns erros na mesma, e alguma ausência de informação relevante. Todas as falhas identificadas foram posteriormente corrigidas, sendo esta lista de verificação um modelo já implementado pelo departamento de Segurança para posteriores visitas.O primeiro tópico é designado por Condições Gerais do Posto de Trabalho, sendo complementado com os subtópicos:
- Disposições Gerais, que engloba um total de 22 itens.
- Cadeiras/Assentos, com 7 itens;
- Secretárias e outro Mobiliário, com 5 itens;
- Equipamento Informático, com 12 itens.
Todos os itens descritos na Lista de verificação, foram adaptados dos diplomas legais em vigor, referidos na mesma. A visita realizou-se no Edifício Administrativo, tendo sido avaliados dois postos de trabalho de funções administrativas.
Imagem 2: Esboço de Lista de Verificação Edifício Administrativo |
Existem
fatores ambientais, que interagindo com o trabalhador, podem provocar
alterações no seu estado de saúde. Estes fatores denominam-se Agentes e podem
ser:
- Físicos (ruído, vibrações, radiações ionizantes e não
ionizantes, ambiente térmico);
- Químicos (partículas, fibras, fumos, aerossóis,
gases e vapores);
- Biológicos (microrganismos, vírus, bactérias,
fungos);
- Ergonómicos (fatores fisiológicos e psicológicos
relacionados com a atividade laboral desempenhada pelo trabalhador).
Nas próximas publicação irei falar especificamente sobre cada tipo de risco.
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