"Um homem morreu nesta
quinta-feira na sequência de um acidente de trabalho, no Porto"
Jornal Público, 03/01/2013
Segundo as estatísticas sobre acidentes de trabalho mortais em Portugal, objeto de ação inspetiva no âmbito da atuação da Autoridade Nacional para as Condições do Trabalho (ACT), observou-se uma diminuição de sinistros em 2012 relativamente ao ano anterior (2011).
Tipo de Acidente
|
2011
|
2012
|
2013
|
Nas Instalações
|
128
|
117
|
12
|
In Itinere
|
14
|
16
|
0
|
Em viagem, transporte ou circulação
|
19
|
16
|
4
|
Total
|
161
|
149
|
16
|
Tabela 1: Dados Estatística de acidente mortais em Portugal (2011/25 de fevereiro 2013)
Ainda assim,
são bastante frequentes notícias como a referida, e publicada no Jornal
Público no dia 1 de janeiro do presente ano. Este tipo de acidentes,
não apenas mortais como não mortais, incidentes ou doenças
profissionais, são na maior parte dos
casos, indicadores de deficiências nos locais de trabalho ou na
sua envolvente.
A Higiene
Saúde e Segurança no Trabalho é atualmente um tema de grande interesse para as
organizações, independentemente das atividades desempenhadas e do número de
trabalhadores que as realizem.
A APS
compreende normas e procedimentos internos que respeitam os requisitos legais
em vigor mantendo assim, um controlo de carater preventivo com o objetivo de
garantir a integridade física dos seus trabalhadores, e protegendo-os dos
riscos inerentes ao desempenho das suas funções e do ambiente que os envolve.
Assim, cabe ao técnico superior responsável pela Segurança, Higiene e Saúde no
Trabalho, estudar fatores de risco presentes nos postos de trabalho, de modo a
implementar medidas que visem aumentar o nível de segurança no local de
trabalho.
Nestas duas
primeiras semanas de estágio, dedicámo-nos ao aperfeiçoamento de
algumas Listas de Verificação já existentes e utilizadas pela Direção de
Segurança e Ambiente, e procedemos à criação de novas listas, com a
finalidade de melhorar e facilitar a avaliação aos postos de trabalho.
As Listas de
Verificação são utilizadas nas auditorias como auxiliares de memória sobre o que
é necessário observar, e também como registo de informação adicional importante
de ser recolhida. São consideradas ferramentas de ajuda na estrutura e condução
das visitas aos locais de trabalho, facilitando em muito a elaboração do
relatório final.
Assim, o
documento de avaliação, deve compreender:
- A
identificação do auditor/ autores;
- O posto
de trabalho a ser auditado;
- Data e
hora da visita;
- Trabalhadores
envolvidos;
- Os
critérios específicos a avaliar, adaptados ao posto de trabalho a auditar;
- Os
registos dos resultados das observações, e conclusões estabelecidas.
A função das
listas de verificação é garantir a profundidade desejada da auditoria,
abrangendo todos os aspetos necessários e compilando a informação necessária à
preparação do relatório. A utilização de listas de verificação permite:
- A
avaliação sistemática;
- Garantir
que todos os requisitos dos critérios estabelecidos são observados;
- Facilitar
o registo de assuntos que terão de ser esclarecidos/analisados com maior
profundidade;
- Facilitar
a recolha de evidências;
- Facilitar
a elaboração do relatório final.
As Listas de
Verificação elaboradas, permitem respostas de “Sim/Não”, sendo consideradas como
guia, facilitando as visitas aos postos de trabalho. Permitem também, avaliar
as conformidades legais através da verificação de todos os requisitos contidos
nas listas, sendo estes específicos para cada atividade a analisar.
Seguindo
todos estes requisitos, foi por nós elaborado um documento de avaliação que nos
permite analisar espaços comuns a todos os edifícios e iniciados os
documentos específicos para cada edifício, nomeadamente, referentes ao Edifício Administrativo e ao
Edifício de Intervenção.
De forma a
avaliar também a opinião dos trabalhadores em relação ao seu posto de trabalho,
foi preparado um questionário, que irá ser entregue aos mesmos, com o
objetivo de perceber a sua satisfação pessoal e profissional em relação à
atividade que desempenham.
Todas as
listas de verificação após o seu preenchimento, quando realizadas as visitas
aos edifícios, serão analisadas e consumados os resultados
obtidos. Será posteriormente emitido um relatório coerente e preciso,
com recomendações a aplicar para eliminar ou reduzir os riscos existentes, com
intuito de zelar pela segurança individual e coletiva.
Caros
leitores, não se esqueçam de ir deixando as vossas opiniões! Até breve :)
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